Vôlei BR conhece os adversários na busca pelo ouro olímpico

Renan Dal Zotto terá pedreiras europeias pela frente - Foto: Wander Roberto/Inovafoto/CBV
Renan Dal Zotto terá pedreiras europeias pela frente - Foto: Wander Roberto/Inovafoto/CBV

Os técnicos Renan Dal Zotto e José Roberto Guimarães abriram 2020 com a tarefa de casa definida. Responsáveis pelas seleções masculina e feminina de vôlei, eles sabem desde já os possíveis adversários diretos do Brasil na disputa pelo pódio olímpico nos Jogos de Tóquio.

No fim de semana, as seletivas continentais definiram as últimas vagas disponíveis. Em cada naipe, haverá 12 seleções inscritas no torneio olímpico. Elas são divididas em dois grupos de seis. Na primeira fase, jogam em turno único contra os cinco adversários. Os quatro melhores de cada chave se classificam para a fase de mata-mata. Nela, o primeiro de um grupo enfrenta o quarto do outro, e o segundo pega o terceiro.

O emparceiramento olímpico ainda não foi oficialmente confirmado pela Federação Internacional de Vôlei (FIVB na sigla em inglês), mas o time masculino já sabe o tamanho do desafio. Pela Europa, estão qualificados os poloneses, atuais bicampeões mundiais (2014 e 2018), a Rússia (campeã da Liga das Nações em 2018 e 2019), a França, vice-campeã da Liga das Nações em 2018 e a Itália, vice-campeã olímpica em 2016. Também estão no páreo Estados Unidos, Argentina, Tunísia, Canadá, Irã, Venezuela e o Japão, anfitrião do torneio.

No feminino, o Brasil já sabe que pode ter pela frente Japão, Sérvia (atual campeã mundial), Coreia do Sul, República Dominicana, Quênia, além de China (atual campeã olímpica), Rússia, Itália (vice-campeã mundial), Argentina, Estados Unidos e Turquia.

Pelo calendário oficial dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, as disputas do vôlei serão de 25 de julho a 9 de agosto. As partidas serão na Ariake Arena, construída especialmente para os megaeventos na Zona Norte do distrito de Ariake, na capital japonesa. (Da assessoria)

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*