Ismac joga por vagas na Copa Brasil de goalball

Luciano Kishô Shakihama

As equipes do Ismac, de Campo Grande, disputam o Regional Centro-Norte de Goalball. Entre os homens, Mato Grosso do Sul ainda conta com a equipe Advims. As disputas começaram nesta quinta-feira (12), na escola estadual Presidente Médici, em Cuiabá-MT, e terminam domingo (15).

Os confrontos valem vagas na Copa Brasil, séries A e B. A competição conta com representantes do Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, e Distrito Federal.

Segundo o técnico Eric Montenegro, o Ismac trabalha para lutar pelo título inédito em campeonatos regionais. Mas, pontua que, “sempre participa das edições regionais e já teve participações em brasileiros”. Para a competição na cidade mato-grossense, o treinador destaca o reforço do atleta Marley, que veio de Brasília, além da participação do presidente/atleta, Marcio Ramos.

Na abertura, nesta quinta, o Ismac perdeu por 9 a 13 para a equipe ABDV, do Distrito Federal. Eric lembra que antes do Regional, o time disputou torneio amistoso em Rondonópolis, a 214 km de Cuiabá, como período de aclimatação. “Foram quatro equipes e ficamos em segundo lugar. Perdemos justamente para a equipe que enfrentamos hoje na estreia, uma das favoritas ao título”, disse o técnico ao Só Por Esportes. O Ismac está no grupo C, ao lado da ABDV, CFCP-PA, e RDM-DF.

Equipes em torneio amistoso em Rondonópolis-MT. Foto: Éric Montenegro. Arquivo pessoal

Na sexta (13), a equipe sul-mato-grossense volta à quadra para jogar com o CFCP, a partir das 14h40 (horário de MS). A Advims faria sua primeira partida ainda nesta quinta-feira, diante da Sedel-AP. O jogo vale pelo grupo A, que tem também Uniace-DF e Adevas-MT.

Na chave B estão Icemat-MT, ARDV-MT, CMEE-MT, e ADVSL-MT.

No feminino, o Ismac estreia sexta-feira (13), as 8h contra a atual campeã AMC-MT. O torneio que envolve as mulheres é disputado em grupo único e possui mais três clubes: Uniace-DF, RDM, e CFCP.

Além dos títulos, o Centro-Norte credenciará a campeã e vice de cada categoria na Série A e as medalhistas de bronze de cada categoria na Série B. Estão inscritos 106 atletas e, entre eles, dois medalhistas mundiais este ano, em Malmö, na Suécia, ambos da Uniace-DF.

Jéssica Vitorino conquistou a inédita medalha de bronze para o Brasil no Mundial no feminino, e André Dantas, presente no bicampeonato masculino. Além deles, os candangos contam com Leandro Moreno, campeão Mundial em 2014 e prata nos Jogos Paralímpicos de Londres, em 2012.

A delegação do Ismac no MT é formada por

Mauro Eder Martins – Chefe de Delegação

Eric Montenegro – técnico

Atletas masculino

Marley Pereira- Mauricio Vital – Márcio Ramos – Geraldo Ferreira – Jorge Arruda – Valdir Lustosa

Feminino

Benilce Araújo – Josiane Pereira – Maria Andrea Pereira – Aline Maciel – Luzia Santana

O técnico lembra que a Fundesporte apoia a equipe com o transporte e a UFMS, Sesc e o Instituto Mirim ajudam ao ceder a quadra esportiva para os treinos em Campo Grande. (com CBDV)

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*