Com MS de fora, COB anuncia sedes dos Escolares na terça

Imagem: COB/Divulgação

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) finalizou na terça-feira (26,) uma série de visitas técnicas por dez cidades de todas as regiões do país para escolher as sedes dos Jogos Escolares da Juventude 2019. Desde 12 de fevereiro, dois representantes da entidade rodaram o Brasil em busca das melhores estruturas para receber o futuro do esporte nacional.

A definição das novas sedes acontece no dia 2 de abril, quando a diretoria do COB se reunirá para analisar todas as candidaturas. Nenhuma cidade de Mato Grosso do Sul se candidatou nem para a fase nacional e tampouco para a regional.

As seguintes cidades foram visitadas pelo COB: Cascavel (PR), Joinville (SC), Palmas (TO), Manaus (AM), Brasília (DF), Mossoró (RN), Natal (RN), Blumenau (SC), Foz do Iguaçu (PR) e Poços de Caldas (MG). As visitas tiveram o objetivo de instruir as cidades candidatas e validar a documentação para definição das vencedoras.

Os principais critérios para a definição das sedes são as garantias governamentais de atendimento ao caderno de encargos, sessão dos locais de competição e centro de convenções (etapa nacional) e disponibilidade e tarifa da rede hoteleira.

Em 2018 foi definido um novo formato para a competição, com três etapas regionais, destinadas a classificar as modalidades coletivas, e uma etapa nacional, com ambas as categorias, e reuniu seis mil atletas dos 26 estados mais o Distrito Federal. Desde o ano passado, a maior competição estudantil do país é disputada em um novo formato. Agora, são três etapas regionais e uma nacional. O novo formato gerou uma redução orçamentária de aproximadamente 30% em relação aos anos anteriores. Em 2018, Natal (RN), Manaus (AM) e Joinville (SC) receberam os Jogos Escolares da Juventude.

Já estão definidas as datas das etapas regionais e nacional dos Jogos Escolares 2019 e as cidades que se candidataram para cada uma delas:

Regional Amarela (Sul/Sudeste/GO/MS): 02 a 06 de setembro

1- Cascavel/PR

2- Joinville/SC

Regional Verde (Norte/DF/MT): 11 a 15 de setembro

1- Palmas/TO

2- Manaus/AM

3- Brasília/DF

Regional Azul (Nordeste): 20 a 24 de setembro

1- Mossoró/RN

2- Natal/RN

Etapa Nacional: 16 a 30 novembro

1- Blumenau/SC

2- Foz do Iguaçu/PR 3- Poços de Caldas/MG. (Do COB)

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*