Acho que você já viu, mas se não, a dica é Canção Infantil. Rap com emoção. Muita

Imagem: Reprodução

Pensei em falar da série Krenak – Vivos na Natureza Morta. São cinco episódios sobre a tribo indígena em Resplendor, que tentava ou tenta, não sei ao certo a quantas as coisas estão por lá hoje, sobreviver às margens do Rio Doce, em Minas Gerais. Isto, dois anos após o rompimento da barragem do Fundão, propriedade da mineradora Samarco, que ocasionou a morte do rio em 2015.

O belo trabalho é de 2017, mas só descobri há um mês, por aí. Quem tiver interesse, em menos de duas horas você assiste tudo. Rola no Canal Futura. Vale (sem trocadilho, ok?!, eu acho) muito a pena. Tem até no YouTube, creio. O link estará no fim do texto, beleza?! Pois, é como já rolou há uns dois anos, fiquei meio assim.

Daí a dica é uma coisa mais recente. Entretanto, até este domingo, 27 de outubro, já teve quase 16 milhões de acessos no maior site de vídeos do mundo. Mas, vai assim mesmo.

Só conheci no começo deste mês, por meio do canal Meteoro (deixarei o link no fim da escrita). Canção Infantil, do Cesar MC. O cara é do Espírito Santo, e este vídeo/música é de arrebentar.

Olha, o que o paulista Emicida e companhia fez em Amarelo já foi demais. O rap brasileiro este ano está bacana. Já falei por aqui também dos mineiros do Hot e Oreia. Outra hora, quem sabe eu vejo com mais atenção os vídeos do Jhonatan, aqui de Campo Grande-MS mesmo, e dou os meus pitacos mais embasados em emoção do que razão.

Agora, acho difícil emocionar mais do que a Canção Infantil. Vão dizer que de repente nada a ver enfiar um violão, um coral e uma mina na participação. Ficou muito bom. De chorar. O coral também é lá das áreas de onde viveu o MC e a voz feminina de Cristal pincela preciosamente a canção. A produtora de vídeo é carioca, e Cesar quando necessário faz questão de dizer que é capixaba. Há muita coisa boa dentro e fora do eixo Rio-SP.

Canção Infantil tem sete minutos. Começa com alusão A Casa, de Vinicius de Moraes. Você conhece em várias versões. Mais pesada que esta, difícil.

Tem também lembranças nada doces de Rapunzel, Bela e a Fera, Pinóquio, Alice, lobo mau, Ciranda e Cirandinha.

“Cinco meninos foram passear

Sem droga, flagrante, desgraça nenhuma

A polícia engatilhou: Pá, pá, pá, pá”

Quem mandou ser pai? Ou, simplesmente se preocupar demais com as coisas que muitos bem melhores de vida do que este que vos escreve acham graça. Não estão nem aí, mesmo.

“Como explicar para uma criança que a segurança dá medo?

Como explicar que oitenta tiros foi engano?

Oitenta tiros, oitenta tiros, ah”

Estes são só alguns trechos das rimas que bate no coração. Sem brincadeira, pode ser que daqui a pouco me acostumo e escuto a música mais tranquilo. Como a maioria da playlist. Já vi e escutei pelo menos umas dez vezes e, realmente, é pesado. Ao mesmo tempo, com muito amor.

Falei isto em outras horas e repito mesmo: o fato de ser pai parece que te padece de uma forma ainda mais tensa. Intensa. Ás vezes dá vontade de lacrimejar.

“Tá tudo do avesso, falhamos no berço

Nosso final feliz tem a ver com o começo

Somente o começo, somente o começo

Pro plantio ser livre, a colheita é o preço

A vida é uma canção infantil, veja você mesmo”

Olha, acho que já deu bom. Era para ser apenas mais uma dica. Também deixarei aí no final o link de uma matéria do G1 sobre o menino Cesar MC.

Abraço

* E aí, curtiu?! Diga aí o que achou e tal. E, se puder, apoie financeiramente o nosso trabalho. Contate a gente pelo fone/whats (67) 9.8109-5459 e-mail lucianoshakihama@gmail.com ou por aqui mesmo.

Os links das fontes que bebi desta vez são esses:

Krenak – Vivos na Natureza Morta | A LAMA MATOU NOSSO RIO ep 01

CESAR MC: RAP QUE FAZ CHORAR #meteoro.doc

Canção Infantil (Part. Cristal) Cesar Mc

https://www.vagalume.com.br/cesar-mc/cancao-infantil-part-cristal.html

‘Canção Infantil’: ‘Rap que faz chorar’ revela Cesar MC, que estudou matemática e foi campeão brasileiro de rima

https://g1.globo.com/pop-arte/musica/noticia/2019/07/04/cancao-infantil-rap-que-faz-chorar-revela-cesar-mc-que-estudou-matematica-e-foi-campeao-brasileiro-de-rima.ghtml

* Se puder, apoie financeiramente o nosso trabalho e impeça que ele acabe.
** Contate a gente pelo fone/whats (67) 9.8109-5459 ou e-mails
contato@soporesportes.com.br e lucianokisho@soporesportes.com.br

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*